Assim como em outros segmentos, há um novo perfil de consumidor no mercado imobiliário, cujas escolhas refletem as recentes (e intensas) transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Nesse sentido, a compreensão de seus hábitos e características é crucial para atender demandas, necessidades e expectativas — garantindo, desse modo, sua satisfação e engajamento.

Esse novo consumidor, deve-se destacar, possui acesso ilimitado a informações por meio de internet e mantém contato com empresas e organizações em diversos canais. Além disso, valoriza feedbacks de outros clientes, prefere marcas que se alinhem a seus valores pessoais e prioriza atendimento personalizado e humanizado.  

Contudo, mesmo com tais atributos, os clientes de serviços imobiliários valorizam o contato direto com o corretor e práticas tradicionais como visitas aos imóveis. Vale observar que, segundo a pesquisa Comportamento do consumidor de imóveis em 2040, realizada pela Deloitte, as novas gerações desejam “consumir informação relevante, humana e personalizada”.

Expectativas do novo consumidor no mercado imobiliário

De modo geral, portanto, esse cliente é exigente, bem informado e não está apenas em busca de valor em termos financeiros — mas em relação à qualidade de vida, sustentabilidade e tecnologia. Conheça algumas de suas expectativas:

  • Personalização e experiência

O novo consumidor de serviços imobiliários espera uma experiência personalizada, que atenda plenamente às suas necessidades e demandas específicas — do processo de busca por um imóvel ao fechamento do negócio e pós-venda.  Em outras palavras, ele anseia por uma experiência completa, com serviços adaptáveis às suas preferências individuais e lifestyle.

  • Tecnologia e automação

Os novos consumidores procuram processos simplificados e eficientes para economizar tempo e esforço. É o caso, por exemplo, da adoção de tecnologias como realidade virtual (RV) para tours imersivos de imóveis — além de Inteligência Artificial (IA) para fornecer recomendações personalizadas e plataformas digitais para facilitar transações.

  • Mais flexibilidade

Mesmo no pós-pandemia, muitas empresas mantiveram o trabalho remoto ou híbrido para seus profissionais. Existe, portanto, uma demanda em ascensão por imóveis que ofereçam flexibilidade nos contratos de locação — como restrições menores em caso de mudança ou, até mesmo, contratos de curto prazo.

  • Espaços adaptáveis

Há uma preferência crescente por imóveis que possam ser adaptados, com facilidade, para atender a múltiplos propósitos — como, por exemplo, escritórios, academias e área de lazer.

  • Tecnologia e conectividade

Casas bem conectadas e inteligentes têm grande demanda nos últimos tempos. Isso significa que a qualidade da internet e a presença de tecnologias domésticas inteligentes são, atualmente, critérios de seleção essenciais sob a perspectiva de muitos inquilinos.

  • Sustentabilidade e eficiência energética

Há uma crescente consciência ambiental entre os consumidores — que, hoje em dia, valorizam imóveis sustentáveis e eficientes energeticamente. Esses clientes tendem a escolher propriedades que minimizam o impacto ambiental por meio de recursos como energia renovável, sistemas de água reutilizável e materiais de construção que não prejudiquem o ecossistema.

  • Acessibilidade e inclusão

O novo consumidor do mercado imobiliário valoriza imóveis que observam aspectos como acessibilidade e inclusão. Afinal, é essencial considerar as necessidades de todos — em especial daqueles que possuem alguma deficiência física — e, desse modo, assegurar uma vida sem barreiras. Além disso, priorizar a acessibilidade contribui para a criação de um mundo mais inclusivo e justo.

  • Espaço para home office

Algumas empresas estão revendo suas políticas de home office, tendendo a adotar um modelo híbrido. De qualquer forma, a demanda por imóveis residenciais que oferecem espaço adequado para um escritório em casa ainda é crescente. Segundo pesquisa da FGV IBRE, o número de empresários que adotam home office ou modelos híbridos em suas empresas ficou estável em 2022 e 2023. A pesquisa apontou também uma preferência dos trabalhadores por modelos híbridos com a maior parte do tempo dedicada ao home office.

  • Segurança e privacidade

A segurança e a privacidade seguem como prioridades máximas — principalmente em grandes centros urbanos. Isso, por si, faz com que sistemas de segurança avançados e robustos, além de espaços privativos, sejam fatores extremamente valorizados por clientes do mercado imobiliário.

  • Comunidade e estilo de vida

A valorização de espaços equipados com comodidades que enriquecem a vida comunitária é uma tendência marcante. Os consumidores vêm buscando regiões que proporcionem desde tranquilas áreas verdes até espaços de coworking, além de amenidades como academias bem equipadas e piscinas. A preferência por comunidades indica a valorização de um convívio mais integrado com os vizinhos e, consequentemente, maior qualidade de vida. 

  • Diversidade de moradias

Há, atualmente, uma acentuada procura por moradias que vão além dos apartamentos tradicionais — como townhouses, unidades duplex e flatsharings, por exemplo. Essa tendência, é importante observar, reflete a evolução das expectativas e necessidades dos consumidores no mercado imobiliário de locações.

A tecnologia como aliada

Para todos os efeitos, mais do que nunca o novo consumidor deseja experiências personalizadas. Nesse sentido, a adaptação contínua às transformações em suas preferências e comportamentos, assim como a adoção das mais recentes tecnologias, são fatores cruciais para que as empresas do setor possam cativá-los e, por consequência, conquistar sua fidelização.

Ou seja, aspectos como digitalização dos serviços, forte presença on-line, transparência, confiança, adaptação a novas tecnologias, comprometimento com a sustentabilidade, responsabilidade social, capacitação contínua das equipes e foco na experiência do usuário, entre outros, são extremamente relevantes para que organizações imobiliárias possam prosperar hoje — e nos tempos que virão.