No setor imobiliário, a análise de dados (ou data analytics) representa uma verdadeira mudança de paradigma e, principalmente, uma necessidade para empresas do setor que pretendem se manter na proa do mercado. Trata-se, aliás, de uma tendência mundial: segundo um levantamento da MarketsandMarkets, o mercado global desse processo no segmento imobiliário, cujo valor em 2019 era US$ 5,5 bilhões, pode chegar a US$ 13,4 bilhões este ano — ou seja, um CAGR de 19,8%.

Um salto para o futuro

Muito bem: por meio de dados confiáveis em tempo real, as empresas imobiliárias podem obter um panorama eficaz acerca das principais oportunidades do mercado e avaliações precisas de risco, entre outros aspectos. Não há exagero, portanto, ao afirmar que a competitividade das imobiliárias (e em todos os segmentos), hoje e no futuro, está intrinsecamente atrelada à adoção de abordagens focadas em dados.

Análise de dados (data analytics) no mercado de locações

No caso das locações de imóveis, isso significa saber o que deve ser feito, na hora que precisa ser feito. Estar no lugar certo, na hora certa. No entanto, quando é necessário captar imóveis para gerar mais locações, muitas imobiliárias realizam tal processo praticamente às cegas, ou seja, quase sem critério — já que não dispõem de informações valiosas como o tipo de propriedade mais alugada em determinada região ou o perfil dos locatários, entre outras.

A inteligência de dados proporciona, porém, diversos benefícios, da captação à finalização dos contratos de locação — e o processo se torna mais eficiente, menos arriscado e mais lucrativo para os envolvidos. As imobiliárias que adotam uma cultura orientada por dados são capazes, assim, de identificar as características essenciais em imóveis para a realização de bons negócios — como, por exemplo, identificar os atributos comuns das propriedades que despertarão maior interesse.  

Sob uma ótica mais ampla, estas são algumas das principais razões para isso:

  • Compreensão das tendências de mercado

O utilização de dados para decodificar as tendências do mercado imobiliário é cada vez mais frequente. E, por meio de modelos preditivos, é possível examinar, minuciosamente, vastos conjuntos de informações para obter insights valiosos sobre esse ecossistema, que está em constante evolução. A compreensão da dinâmica do mercado, em todas as suas nuances, possibilita uma tomada de decisões estruturada em dados sólidos e confiáveis — contribuindo, de maneira decisiva, com o estabelecimento de uma base sólida para inovação contínua e eficácia operacional.

  • Avaliação de propriedades e de risco

A análise preditiva considera diversos fatores, da localização do imóvel e comodidades a seus dados históricos — e, desse modo, viabiliza a elaboração de estimativas precisas acerca do valor da propriedade. Paralelamente, algoritmos avançados auxiliam a identificação dos riscos associados ao negócio — aprimorando, dessa forma, a compreensão acerca de cenários complexos.

  • Comportamento do cliente

Compreender o comportamento dos compradores ou locatários é condição fundamental para obter resultados positivos no mercado imobiliário. O processamento das informações possibilita, assim, a obtenção de insights essenciais a respeito das necessidades, anseios e demandas dos clientes. Outro aspecto importante nesse sentido é a identificação das características que mais se alinham aos desejos de potenciais consumidores, a fim de orientar uma tomada de decisões calcada em tendências de mercado.

  • Aspectos demográficos ao redor das propriedades

Conhecer profundamente o perfil de uma região e os aspectos demográficos em torno das propriedades é fundamental para profissionais do setor imobiliário. Sistemas de inteligência geográfica, aliados a abordagens orientadas a dados, podem potencializar a performance financeira ao identificar gaps de mercado, motivos do baixo desempenho de alguns imóveis, detectar padrões ocultos, mitigar riscos financeiros e, ainda, aumentar o retorno em marketing — entre outras vantagens.

  • Marketing personalizado

Muitos profissionais do setor imobiliário utilizam informações demográficas e sobre preferências, entre outras, para impulsionar ofertas personalizadas — garantindo, assim, experiências aprimoradas aos consumidores. Desse modo, é possível criar “personas” que ajudarão a identificar clientes em potencial de maneira mais precisa — ou seja, atingir um público interessado com mais eficácia. 

  • Conhecer melhor a concorrência

No mercado de imóveis, como na maioria dos setores, é importante ficar de olho nos concorrentes. A abordagem data analytics permite que os profissionais da área acompanhem o desempenho de outras imobiliárias e como se classificam em termos de satisfação do cliente, entre outros aspectos. Analisar tais informações é, nesse sentido, extremamente útil para obter ganhos em competitividade em um mercado cada vez mais concorrido.

  • Antecipar manutenções e eficiência operacional

Os modelos de manutenção preditiva podem antecipar a necessidade de manutenção da propriedade e, desse modo, evitar custos inesperados. Além disso, utilizar tais sistemas potencializa a eficiência operacional, otimiza o valor dos aluguéis e, ainda, facilita as interações com os locatários.  

Desafios da análise de dados no mercado imobiliário

Existem, todavia, alguns aspectos que devem ser considerados quanto à implementação desses modelos em empresas imobiliárias. Aqui estão quatro deles:  

  1. Volume e qualidade dos dados

A gestão de grandes volumes de dados, assim como garantir sua qualidade, são desafios constantes. As empresas imobiliárias devem, portanto, implementar sistemas robustos de gerenciamento de dados que, além de coletar e armazenar informações, efetuem verificações e as refinem regularmente.  Tal processo inclui padronização de formatos, remoção de duplicidades, atualizações e correções de erros.  

  • Interpretação correta

A compreensão dos dados em uma imobiliária exige, além de capacidade analítica avançada, conhecimento específico do mercado. Os analistas devem, portanto, divisar padrões relevantes e identificar anomalias em meio às informações, entre outras atividades específicas. Afinal, a interpretação correta dos dados implica em entender como os fatores econômicos, demográficos e socioeconômicos, entre outros, podem afetar diretamente o mercado.

  • Adaptação às mudanças regulatórias

O setor imobiliário é altamente regulamentado, — e as normas podem variar significativamente entre regiões. É de extrema importância, assim, garantir que os sistemas de data analytics estejam sempre em consonância com as mais recentes mudanças regulatórias, a fim de evitar sanções legais, multas, perdas de licenças e outras penalidades.

  • Segurança e privacidade

Com o crescente volume de dados coletados, os riscos em termos de segurança e privacidade também aumentam exponencialmente.  Vazamentos e violações podem trazer grandes danos sob diversos aspectos, além de destruir a confiança dos clientes e, ainda, arranhar severamente da reputação da imobiliária. É fundamental, portanto, implementar políticas e tecnologias de segurança robustas e, principalmente, garantir conformidade com as leis de proteção de dados. Também é crucial conscientizar os profissionais quanto às melhores práticas de segurança por meio de treinamentos regulares e atualizações constantes.

O mercado imobiliário será (já é) orientado por dados

À medida que o mercado imobiliário evolui, torna-se mais claro que a ciência de dados representa um instrumento inestimável para empresas do setor — em outras palavras, é um poderoso diferencial para impulsionar negócios sob cenários em constante transformação. Todavia, para que essas mudanças sejam sustentáveis, é fundamental que todos os stakeholders invistam em tecnologia e capacitação (especialmente quanto às implicações éticas na utilização de dados). O segmento imobiliário, assim, não apenas prosperará — mas também oferecerá serviços e experiências melhores em um mundo cada vez mais digital.