O mercado imobiliário também não está livre de golpistas e fraudes, assim como outras atividades econômicas que lidam com transações significativas. O Mapa da Fraude, editado periodicamente pela ClearSale, analisa o comportamento de fraudes no ambiente de e-commerce. Em 2022, de acordo com o levantamento mais recente, foram registradas 5,6 milhões de tentativas de fraudes no Brasil. Ou seja, somente no e-commerce brasileiro, foram praticamente 11 tentativas de fraude por segundo.

Não há estatísticas específicas sobre a ocorrências de fraudes no setor imobiliário, mas é sabido que esses tipos de fraudes ocorrem em todo o mundo. O setor imobiliário, tanto no segmento de locação quanto de compra e venda, é suscetível a fraudes devido à grande quantidade de dinheiro envolvida em transações imobiliárias e à complexidade de contratos e transações.

Alguns dos golpes mais comuns no segmento de compra e venda são:

  1. Venda de imóveis fictícios: uma suposta comercialização de imóveis que não existem ou que estão sendo vendidos sem autorização do proprietário;
  2. Fraude na documentação: quando a documentação de um imóvel é falsificada para esconder problemas ou pendências, como dívidas ou processos judiciais.
  3. Grilagem de terras: ou seja, ocupação ou registro de uma terra que não é de propriedade do fraudador, com o objetivo de vendê-la como se fosse sua.
  4. Fraude na construção: que ocorre quando o material ou as técnicas utilizados na construção são de baixa qualidade, ou quando as especificações contratadas não são cumpridas.
  5. Fraude financeira: que inclui a oferta de empréstimos, financiamentos falsos para a compra ou locação de imóveis, ou a utilização de informações falsas para obter crédito ou garantia.

O segmento de locação também está sujeito a fraudes

No segmento de locação, os contratos de aluguel são geralmente sólidos e confiáveis, mas há muitos casos em que algumas pessoas tentam se aproveitar dessa reputação para aplicar golpes. Entre as fraudes na locação de imóveis estão:

  1. Fraude de identidade: quando o locador ou o inquilino falsifica informações pessoais;
  2. Fraude financeira: é pedida uma antecipação de aluguel e depois o suposto agente desaparece ou emitido um boleto falso;
  3. Propriedade falsa: fraudadores se apresentam como proprietários de imóveis que não lhes pertencem;
  4. Imóveis danificados: ocultamente de informações sobre danos existentes no imóvel.

De tempos em tempos, surgem notícias de golpes novos e mais criativos. Essas são apenas algumas das principais fraudes imobiliárias no Brasil. Para evitar fraudes em contratos de locação de imóveis, é importante fazer uma pesquisa cuidadosa sobre o locador ou o imóvel, verificar antecedentes do locador e do inquilino, bem como ler cuidadosamente todas as cláusulas do contrato antes de assiná-lo. Além disso, é importante que todas as negociações e pagamentos sejam registrados por escrito.

As garantias locatícias auxiliam a prevenir fraudes

As garantias locatícias fornecem uma proteção financeira contra eventuais danos ao imóvel ou inadimplência do inquilino. Se o inquilino não cumprir as obrigações contratuais, como o pagamento do aluguel ou a devolução do imóvel em boas condições, o locador pode reivindicar o valor da garantia.

As garantias locatícias ajudam a prevenir fraudes na medida em que é feita uma análise de crédito dos pretendentes à locação pelas seguradoras. Tal procedimento pode inibir um possível fraudador pelo fato de ele ficar ciente que passará por essa análise.

As principais garantias são o SEGURO FIANÇA e o TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO PARA GARANTIA DO ALUGUEL.

SEGURO FIANÇA

Garante ao proprietário o pagamento de aluguéis e encargos legais, vencidos e não pagos pelo inquilino, até a entrega das chaves ou esgotamento do limite máximo de responsabilidade.

Para cada tipo de perfil, seja para pessoas físicas ou jurídicas, e  tipo de locação, residencial ou comercial, existe um conjunto de  informações e/ou documentos que devem ser disponibilizados para  a realização da análise cadastral.

Definitivamente, é a mais sólida garantia do mercado. Um produto completo que cobre todas as eventualidades de uma locação: inadimplência do aluguel, condomínio, IPTU, água, luz e gás, além de danos ao imóvel e pintura.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO PARA GARANTIA DO ALUGUEL

É um título de capitalização que garante a locação de um imóvel residencial ou comercial, substituindo assim o fiador, seguro ou caução. O inquilino faz um pagamento de um valor acordado com o proprietário e concorre a sorteios pela Loteria Federal durante a vigência do contrato.

No final da locação, o inquilino recebe de volta o valor corrigido, caso tenha cumprido todas as obrigações do contrato.

É importante destacar que a garantia locatícia, qualquer que seja ela, não é um “seguro” contra todas as formas de fraude em contratos de locação de imóveis. Por exemplo, o seguro fiança não cobre fraudes financeiras, como o desaparecimento do locador com o dinheiro do aluguel.

Por isso, além de ter uma boa garantia – seguro ou capitalização, é importante, destacamos mais uma vez, fazer uma verificação cuidadosa do locador e do imóvel antes de assinar um contrato de locação, ler cuidadosamente todas as cláusulas do contrato e registrar todas as negociações e pagamentos por escrito.

Há ainda alguns procedimentos simples no primeiro contato com o futuro inquilino, na assinatura de contratos e entrega das chaves, por exemplo. A Unioncorp preparou um e-book para que você entenda melhor como se prevenir. Clique aqui para baixar.