O título de capitalização para locação de imóvel é uma ótima alternativa para imobiliárias viabilizarem (e agilizarem) negócios. Afinal, trata-se de um produto garantido por uma sociedade de capitalização, no qual o inquilino aplica um valor pelo tempo de duração do contrato de aluguel.

Vale ressaltar que, diferente do seguro fiança, o inquilino compra o título de capitalização e desembolsa o valor, mas, se tudo correr bem, resgata o valor ao final do contrato. Caso o inquilino atrase o aluguel, porém, o proprietário do imóvel poderá resgatar o para cobrir a inadimplência e outros débitos eventuais relacionados à locação, como condomínio e iptu.

Como funciona a capitalização para garantia de aluguel

Esse tipo de capitalização funciona como uma caução. Caso haja inadimplência no pagamento dos aluguéis ou problemas na conservação da propriedade, o proprietário pode requisitar o resgate e usá-lo para cobrir os valores atrasados e os danos causados ao imóvel.

No entanto, quando não ocorrerem problemas do gênero, ao final do contrato o inquilino poderá resgatar o valor integral do título, corrigido pela Taxa Referencial (TR) vigente.

Uma das grandes vantagens da capitalização como garantia de locação é sua contratação mais fácil. Não é necessário comprovar renda — e  o título pode ser emitido mesmo que o inquilino apresente restrições nos serviços de proteção ao crédito.

Quanto ao resgate, em caso de inadimplência basta que o locador entre em contato com a imobiliária para solicitá-lo. Deve-se observar, contudo, que não é possível fazer o resgate de todo o dinheiro que está depositado — apenas do valor correspondente à inadimplência ou despesas referentes ao imóvel.

Outro aspecto importante a ser considerado é que o inquilino não poderá impedir que o resgate seja efetuado pelo proprietário, uma vez que o autorizará, por escrito, durante a contratação,

Características e vantagens da capitalização para garantia locatícia

Vale para pessoas físicas e jurídicas

Uma boa garantia é essencial para contratos com pessoas físicas, e mais ainda no caso de pessoas jurídicas — afinal, nesse caso os valores são mais elevados e, por isso, a viabilização do contrato exigiria que um eventual fiador possua um grande patrimônio.

Pacotes de serviços emergenciais

Além de segurança jurídica, um título de capitalização pode agregar pacotes de serviços como, por exemplo, encanador, eletricista e vidraceiro — entre outros.

Sorteios de prêmios em dinheiro

Os títulos de capitalização contam com sorteios pela Loteria Federal que podem garantir um dinheiro extra aos inquilinos. E, quando comparados a outras modalidades de garantia locatícia, também apresentam benefícios inestimáveis para proprietários e imobiliárias.

É o caso, por exemplo, da agilidade no fechamentos de contratos, que não dependem  de fiadores ou de uma infinidade de documentos para as devidas análises. Conheça algumas vantagens que fazem da capitalização uma boa opção para todas as partes envolvidas em um processo de locação de imóvel:

ProprietárioInquilinoImobiliária
Processo rápido e sem burocracia;Renovação simples ao final do período de vigência;Facilidade de resgate: o valor da fiança pode ser usado para quitar dívidas e prejuízos, sem intervenção judicial. Processo rápido e sem burocracia;Renovação simples ao final do período de vigência;Concorre a sorteios durante a vigência do contrato;Sem burocracia ou comprovação de renda; Processo rápido e sem burocracia;Renovação simples ao final do período de vigência;Ajuda a aumentar o giro de locações;Menos burocracia para acionar a garantia. O resgate é feito apenas com anuência do locador/ imobiliária;

De qualquer maneira, o fato é que existem muitas modalidades de garantia para contratos de locação. A escolha da mais adequada, porém, dependerá do perfil do cliente — bem como de suas preferências. É importante, no entanto, manter a capitalização em perspectiva, que pode ser a alternativa mais viável e saudável, em inúmeros casos, pelas vantagens e benefícios que oferece em todos os sentidos.