Com o mercado competitivo e a oferta de imóveis maior do que a demanda, muitos proprietários se sentem inclinados a aceitar negócios com pequenas desvantagens com o objetivo de não ficar com o imóvel parado gerando despesa. Desconto no aluguel e prazo de carência antes da cobrança da primeira mensalidade já se tornaram praxe na negociação, mostrando que os inquilinos estão bem informados e aproveitando o empoderamento que a retração de mercado propicia.

Porém, o que infelizmente também está se tornando comum é a flexibilização das garantias como forma de desonerar o inquilino e tornar o negócio mais atrativo. Se a caução de três alugueis já era uma forma insegura de garantir o contrato, hoje muitas administradoras estão indo além e alugando sem garantia nenhuma. Sem dúvida que o contrato sem nenhum ônus de garantia é atrativo para o locatário, mas até que ponto vale a pena?

Ainda não se sabe como a montanha-russa da economia irá se comportar nos próximos anos, então como celebrar um contrato que terá validade pelo prazo mínimo de quase três anos sem, literalmente, garantia nenhuma de que o locador poderá manter a sua renda durante o período? A inadimplência é um fantasma que ronda todos os contratos de locação, mas assusta especialmente aqueles que não estão preparados para ela. É sempre importante lembrar que é responsabilidade do administrador zelar pela saúde dos seus contratos e prejuízos decorrentes de uma locação sem garantia podem trazer perdas financeiras para a própria imobiliária.

Mas como manter a rentabilidade, expandir a carteira e ainda ter um sono tranquilo em 2018 sabendo que os contratos estão seguros?  Oferecer um bom atendimento, que oriente e assessore o proprietário e o inquilino durante todo o processo é o primeiro – e principal – passo. Converse com o proprietário sobre o que pode ser feito para tornar o imóvel atrativo, mas sempre deixando claro que a garantia nunca deve entrar na negociação. Atualmente, as seguradoras já contam com produtos de seguro fiança básicos, títulos de capitalização e até modalidades com opções que desoneram totalmente o inquilino, que tornam o custo total atrativo para um fechamento rápido do negócio. Mostre ao locador a diversidade de produtos que o mercado oferece e oriente-o sobre as melhores escolhas para fazer um bom negócio com rapidez e principalmente segurança.

A retração da economia traz a necessidade de saídas criativas e amadurecimento e hoje o mercado imobiliário conta com todas as ferramentas para passarmos por esta turbulência com um pouco mais de tranquilidade. Neste ciclo que se reinicia, vamos fixar como meta de futuro celebrar os melhores negócios e apostar no crescimento sustentável do nosso mercado.

E conte com a nossa equipe para fazer acontecer!

Feliz ano novo para todos!

Equipe Unioncorp