“Quem não sabe dividir, não vai saber conquistar”, essa foi uma das frases marcantes de Ricardo Matias, da imobiliária Rede Gestão, em sua apresentação para executivos do setor sobre as inovações e soluções encontradas pela sua empresa para conseguir bons resultados em locação. O executivo mostrou a necessidade de o mercado se antenar às novas tecnologias e ter um posicionamento estratégico mais firme em torno das garantias, dando como exemplo a sua imobiliária, que atualmente tem 97% dos seus contratos de locação garantidos pelo seguro fiança. “Ao aceitar garantias como a caução, a imobiliária atrai para si e para o proprietário uma série de riscos que não vale a pena correr. Precisamos proteger nossos clientes deste tipo de insegurança”, cobrou Ricardo, que deu dicas valiosas de gestão para os presentes. “Muitas imobiliárias ficaram com medo quando apareceram concorrentes com tecnologia e novas soluções, mas não podemos ter medo. Precisamos aprender com eles, entender como eles trabalham e nos adaptar”, afirmou, mostrando uma série de inovações tecnológicas que podem facilitar o dia a dia dos imobiliários para controle do marketing, CRM (relacionamento com cliente) e até para assinatura de contratos. Segundo ele, apostar em tecnologia, processos rápidos, valorização do trabalho do administrador e garantias fortes são as chaves para a produtividade neste mercado. “Com este conjunto de soluções, queremos chegar em 2019 com mais de 50 locações ao mês e, em 2020, bater os 100”, prevê. Ricardo ainda se colocou à disposição dos presentes para auxiliar e trocar ideias e informações.

A apresentação aconteceu no Union Day, realizado no dia 20 de junho, na sede da Unioncorp Corretora de Seguros, que desde o início do ano promove este tipo de evento com o intuito de levar conhecimento sobre as modalidades de garantia que o mercado oferece e dar a oportunidade para que parceiros comerciais troquem ideias e encontrem soluções para os desafios do segmento. “Nosso objetivo com essa série de eventos, que iniciaram no ano passado e agora estão chegando a um formato mais definido, é o de somar esforços em prol do desenvolvimento do mercado e de difundir as melhores modalidades de garantia. Com isso, acreditamos que nossos parceiros farão negócios com ainda mais segurança e rentabilidade”, conta Maria Cristina Caldeira, diretora técnica da empresa. A ocasião também contou com apresentações da própria Cristina e do diretor Sérgio Gamba Júnior, que trouxe detalhes sobre o Fiança Fácil, o Fiança Online e o Rally Unioncorp, projetos idealizados pela corretora.

“Não estamos sozinhos”

Chegando à sua sétima edição, o evento já reuniu ao longo deste ano mais de 30 imobiliárias, que estão aprovando a iniciativa. “É uma ótima oportunidade para trazer novos conhecimentos, conhecer mais do mercado, das novidades. Todos passam por certas dificuldades e em eventos assim percebemos que não estamos sozinhos e encontramos soluções. Um dos grandes diferenciais dessa aproximação para os negócios foi que estamos conseguindo cada vez mais trocar caução por capitalização, fruto de muito apoio do Rogério, da Unioncorp, que tem auxiliado muito a nossa equipe com treinamentos, ensinando a trabalhar com este produto. Percebo que com todo este apoio minha equipe está adquirindo mais feeling e visão de mercado”, afirma Stteffanny Santos, da imobiliária Santos & Mello, atuante na região de Santo André, Grande São Paulo. Emerson Pinto, da Gerd Imóveis – de Osasco – tem a mesma visão sobre os encontros: “Nos sentimos privilegiados por participar dessa troca de experiências com outras imobiliárias. Muitas vezes, um colega tem a solução que você precisa para um problema que ele já passou antes, por que não utilizar essa vivência dele? Essa foi uma iniciativa muito feliz da Unioncorp, que nos passou a sua percepção acertada do mercado e o que esperam do futuro. Todos precisávamos de encontros assim. Hoje, quem não se adaptar a este mercado dinâmico, corre o risco de fechar”, diz ele.

Já Luigi Lupo Neto, administrador da Nilde Imóveis, ressalta pelos novos horizontes que a parceria com a corretora trouxe para a empresa. “A Unioncorp trouxe mais produtos, opções e sempre nos passou segurança. Antes trabalhávamos apenas com uma empresa e nosso público-alvo é o ‘C’. Com opções mais acessíveis, conseguimos diminuir os riscos para os proprietários, utilizando mais o seguro fiança e a capitalização. No encontro que participamos pudemos tirar diversas dúvidas sobre garantias, além de ter feito excelentes contatos com outras imobiliárias”, afirma.

Segundo Sérgio, da Unioncorp, o objetivo é promover mais encontros como este no futuro. “Nossa intenção é sempre levar informação para o mercado. Como especialistas em seguros, temos o papel de mostrar para os nossos parceiros quais são as melhores soluções para cada situação e minimizar os seus riscos e os dos seus clientes”, afirma.