script async>(function(w, d) { w.CollectId = "5da4d73afdafc775be79501b"; var h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; var s = d.createElement("script"); s.setAttribute("type", "text/javascript"); s.setAttribute("src", "https://collectcdn.com/launcher.js"); h.appendChild(s); })(window, document);

Tanto para viabilizar uma locação quanto para ter acesso às melhores opções de garantia, inclusive o seguro fiança gratuito, é preciso estar com o nome em dia com os cadastros de crédito. O “currículo” apresentado por empresas como Serasa e SCPC por meio de ferramentas como o “Score” são fundamentais para conseguir a locação sem problemas. Mas como aumentar a sua pontuação nesses sistemas? 

Limpe seu nome 

Se tiver alguma dívida no seu nome, procure os credores e negocie. Ficar com débitos em atraso é o pior cenário para quem busca fechar um contrato de locação. Em geral, proprietários e imobiliárias recusam inquilinos com este perfil. O mesmo vale para ações cíveis, como cobrança, em aberto na justiça, ou mesmo protestos em cartório.  

Pague suas contas em dia 

Além dos atrasos, as pontuações também levam em consideração se as contas feitas em seu nome são pagas antes do vencimento. Tome cuidado especialmente com o cartão de crédito, o grande vilão de quem não tem um bom controle financeiro. 

Mantenha o seu cadastro atualizado 

As empresas de crédito atualmente contam com cadastros que podem ser acessados pela internet e permitem que o próprio cidadão atualize as suas informações. É um passo simples que renderá já alguns pontos importantes. 

Principalmente para quem já teve dívidas no passado, ter um bom cadastro é algo que leva tempo e paciência, então comece desde já a manter bons hábitos financeiros. Ter um nome de confiança na praça é a melhor porta de entrada em qualquer negociação, inclusive daquele imóvel que você está pretendendo alugar!