Na hora de alugar um imóvel, uma das maiores preocupações de locatários e proprietários é escolher a garantia locatícia ideal. Entre as opções com as mais a imobiliária pode contar, o seguro fiança desponta como uma solução moderna, que oferece conveniência, segurança e agilidade para ambas as partes. Ainda assim, muitas dúvidas e preconceitos persistem. Será que ele é caro? A contratação é complicada? Gera burocracia no momento do sinistro? Neste artigo, reunimos alguns dos principais mitos sobre o seguro fiança. Confira:
- “Seguro fiança é muito caro”
- Mito
- A verdade é que o seguro fiança pode, sim, ser mais vantajoso do que outras garantias, especialmente quando analisamos o custo total da operação.
- Diferentemente do depósito caução, que exige o desembolso de três a seis aluguéis de uma só vez, o seguro fiança pode ser pago de forma parcelada ou embutido no valor mensal, diluindo seu impacto no orçamento do inquilino.
- Além disso, ele cobre despesas que o caução não contempla – como multas contratuais, encargos de condomínio, IPTU e até danos ao imóvel – poupando o proprietário de futuros prejuízos e evitando que o inquilino arque com valores elevados em caso de eventuais inadimplências.
- “A contratação é lenta e descomplicada”
- Mito
- A verdade é que a solicitação do seguro fiança é simples, digital e veloz. Em nossa experiência na Unioncorp, as seguradoras levam, em geral, pouco tempo para analisar os dados do proponente.
- Toda a documentação é enviada on-line e a apólice costuma ser liberada em 24 a 48 horas – prazos muito inferiores aos que leva para obter um fiador, por exemplo, e reunir as documentações necessárias.
- “Seguro fiança não serve para todo tipo de imóvel”
- Mito
- A verdade é que o seguro fiança é extremamente versátil. Pode ser contratado para imóveis residenciais ou comerciais, desde studios até lajes corporativas e grandes galpões.
- O prêmio (valor do seguro) é calculado de acordo com o perfil do locatário, o tipo de uso do imóvel e os riscos envolvidos, permitindo total personalização.
- “Sinistro de seguro fiança é burocrático”
- Mito
- A verdade é que acionar o seguro fiança é um processo objetivo – inclusive para o proprietário.
- Após o aviso e o envio de documentos necessários, a seguradora indeniza o locador dentro do prazo contratual. Em paralelo, passa a cobrar o valor devido do inquilino, evitando desgastes entre as partes.
- “Seguro fiança beneficia apenas o proprietário”
- Mito
- A verdade é que, embora garanta o pagamento do aluguel ao locador, o seguro fiança também traz vantagens concretas aos inquilinos:
- Dispensa fiadores, evitando constrangimentos e negociações delicadas.
- Não imobiliza capital, diferentemente do depósito caução.
- Pode incluir coberturas de serviços residenciais (chaveiro, eletricista, encanador) sem custo adicional.
- Evita ações judiciais demoradas, protegendo o cadastro do inquilino.
- “Só quem tem renda alta consegue contratar”
- Mito
- A verdade é que cada seguradora adota critérios próprios, mas uma das característica do seguro é possibilitar um acesso amplo de perfis de inquilinos.
- “O seguro não cobre danos ao imóvel”
- Mito
- Vai depender do produto. Mas, a verdade é que, além do aluguel e dos encargos (condomínio, IPTU e água/luz/gás), muitas apólices cobrem danos ao imóvel – sejam eles estruturais ou de pintura/revestimento – até um limite pré-definido. Isso significa que o proprietário não sai no prejuízo e o inquilino evita gastos inesperados ao final do contrato.
Enfim, o seguro fiança está se consolidando como uma opção mais eficiente, transparente e equilibrada entre muitas garantias locatícias disponíveis no mercado. Ele desburocratiza a locação, protege o proprietário, facilita a vida do inquilino e reduz o tempo de vacância do imóvel. Como vimos, boa parte das resistências ao produto nasce de mitos que não condizem com a realidade. Ao conhecer as vantagens e as condições de contratação, fica fácil perceber que o seguro fiança oferece o melhor custo-benefício para ambos os lados.
Quer saber mais?
Acesse: www.unioncorp.com.br/seguro-fianca-locaticia
Ou, se você é uma imobiliária, clique e com um de nossos consultores.