Close

Ganhadores da campanha cafezinho especial!

Fanel Imóvel  |  Sra. Amarildis Nascimento

Azevedo Negócios Imobiliários  |  Sr Francisco e Sra Valéria Azevedo

Torales  |  Sr Gustavo Alves Nunes

Sagres Imóveis  |  Sr Anderson Ferreira e Sra Fátima Ferreira

11 de agosto de 2017

Você está preparado para ser fiador? 

Um amigo, parente ou até mesmo um dos seus filhos pediu para que você fosse fiador no contrato de locação dele. E agora? Será que essa grande responsabilidade é para você? 

Ser fiador de um contrato de locação exige mais do que condição financeira. É um grande voto de confiança, pois quem se oferece para garantir o contrato de outra pessoa tem muito a perder caso as obrigações acordadas não sejam cumpridas. Atualmente, as imobiliárias só aceitam um fiador cuja renda seja maior que três vezes o valor da locação e que tenha um imóvel escriturado na mesma cidade do contrato de locação. Por que existe essa exigência? Caso o inquilino não cumpra com os pagamentos, o fiador é obrigado a pagar no seu lugar. E pior: se, ao final da locação, o imóvel apresentar danos e o locatário não tiver como arcar com o conserto, imagine de quem será a responsabilidade? Sim, do fiador, que pode até ter o seu imóvel leiloado para que as despesas sejam quitadas. Será que vale a pena correr este risco? 

No caso de um pedido dos filhos é difícil negar uma ajuda para começar a vida, mas vale pesquisar as diversas alternativas de garantias imobiliárias disponíveis no mercado, que oferecem segurança para o contrato de locação sem envolver a figura de um fiador. O seguro fiança é um deles. A modalidade garante de forma efetiva o pagamento dos alugueis, além de outras obrigações como IPTU, condomínio e contas de consumo. 

O título de capitalização também é outra excelente alternativa. O valor é negociado entre locador e inquilino e também pode cobrir todos os custos de uma eventual inadimplência. Entre as vantagens deste produto está o retorno do valor total do título ao final do contrato, caso não haja nenhum débito. Também é característica deste tipo de garantia o sorteio de prêmios em dinheiro pela Loteria Federal.      

Tanto o seguro fiança quanto o título de capitalização oferecem ainda cestas de serviços para o imóvel, como vidraceiro, eletricista, encanador, entre outros, um verdadeiro diferencial para quem está dando os primeiros passos longe dos pais e ainda não tem experiência com as pequenas emergências do dia a dia.  

Converse com uma imobiliária de sua confiança e conheça como essas modalidades de garantia para dar aquela força para quem você ama sem pôr em risco o seu patrimônio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *