Close

21 de dezembro de 2017

Seguro fiança gratuito tem potencial para destravar o mercado de locação 

Com a retração do mercado de locação e a oferta de imóveis se sobrepondo à procura, o tempo de espera para locação de um imóvel na cidade de São Paulo pode durar meses. A pesquisa mensal do Secovi indica que, em média, o prazo de vacância para imóveis em locação é de 45 dias (chegando a 52 dias para apartamentos), mas na prática as imobiliárias tem vivido uma luta diária para fechar novos negócios. 

 

Dentro deste contexto, o mercado tem procurado a saída em produtos e serviços com potencial para mudar o cenário, seja oferecendo uma nova forma de atendimento mais simplificada ou até condições atrativas para o inquilino e inéditas no mercado. Um bom exemplo do último ano foi o seguro fiança gratuito, disponibilizado por algumas imobiliárias de São Paulo, como a Sagres Imóveis (da zona norte de São Paulo) e a Pacheco Imóveis, atuante na zona oeste da capital, como maneira para encorajar os inquilinos e destravar o mercado. “Este é o momento de buscar novas alternativas e tanto as imobiliárias quanto nossos parceiros seguradores estão trabalhando neste sentido”, explica Sérgio Gamba, diretor da Unioncorp. Segundo ele, empresas como Porto Seguro, BNP Paribas Cardif e PAN Seguros já deram importantes passos na evolução do seguro fiança, ao criarem produtos com coberturas básicas e prêmio mais acessível, tornando mais atrativa a adesão pelos proprietários. “A tendência agora é que se altere a lógica do mercado até então, que determinava que o inquilino era o responsável pelo pagamento do seguro fiança. As iniciativas também ajudarão a derrubar o mito de que a modalidade é cara e inviável, o que a colocava como última opção na lista dos interessados em locar um imóvel. Agora, tanto o inquilino quanto o proprietário poderão usufruir de uma das melhores garantias disponíveis no mercado”, explica Sérgio 

 

Vantagens para os dois lados 

 

Dentro da conjuntura atual do mercado, esta é uma solução que realmente tem claras vantagens para todos os envolvidos. Do ponto de vista do inquilino, ao tirar o custo do seguro fiança é possível acelerar o fechamento do negócio, uma vez que ele não precisará encontrar um fiador ou apresentar qualquer outra garantia. Já para o proprietário, a alternativa traz a chance de diminuir o tempo de vacância para a locação. Tudo que eles precisam, pois imóvel fechado além de não gerar renda, ainda dá despesa. Além da possibilidade de conseguir um inquilino mais facilmente, ele ainda contará com a melhor garantia disponível no mercado, que efetivamente garantirá a sua renda durante toda a vigência do contrato. Ao contrário do que acontece em garantias como a caução de três aluguéis, ele terá certeza de que não estará desamparado no caso de inadimplência. 

 

Também é importante lembrar dos benefícios que a iniciativa trará para as imobiliárias. É difícil apontar tendências para o setor, quanto tempo durará a atual retração do mercado ou até mesmo a crise econômica do País, mas o que se sabe é que hoje a carteira de locação tem se mostrado uma grande aliada das finanças das administradoras. E, neste contexto, a gratuidade do seguro fiança para o inquilino chega como um potente combustível, que além de contribuir para o destravamento do mercado, pode também ajudá-las a passar por este momento turbulento com um pouco mais de tranquilidade. 

Gostou? Curta e compartilhe esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Curtiu o post? Compartilhe!

  • RSS
  • Facebook
  • Google+
    https://www.unioncorp.com.br/seguro-fianca-gratuito-tem-potencial-para-destravar-o-mercado-de-locacao">
  • Twitter
  • LinkedIn